Face as novas corridas ao espaço com vista à exploração dos diferentes planetas do Sistema Solar, os engenheiros da Nasa estão a tentar desenvolver robôs que consigam mudar a sua forma para que desta maneira sejam capazes de ultrapassar os diferentes obstáculos que a superfície irregular e desconhecida dos planetas lhes possa apresentar. O primeiro protótipo capaz de mudar o seu formato já foi apresentado; chama-se TETwalker e tem uma forma piramidal (imagem anexa). Este robô apesar de não nada ter haver com nanotecnologia apresenta-se também relacionado com o projecto de desenvolvimento de enxames autónomos nanotecnológicos (robôs modulares) uma vez que assenta sobre o mesmo princípio.
Cada um dos seus vértices são designados de nós e contém motores eléctricos, as barras que unem os nós possuem antenas rádio e o seu tamanho é variável. Sendo esta última característica responsável pelo movimentado TETwalker.
Segundo os investigadores este tido de robô poderá ser miniaturizados permitindo o envio de milhares de exemplares para o espaço, visto que ocuparão um espaço nas aeronaves. Estes puderam-se unir e formar enxames, enxames esses que trabalharam em junto podendo por exemplo formar um escudo para a nave para quando a aeronave estiver a entrar na atmosfera, podem ainda ser utilizados na exploração de terrenos no nosso planeta e aquando da descoberta de algo interessante poderão assumir a forma de uma antena e transmitir dados para uma base.